Você reúne os requisitos necessários para abrir a própria empresa?

Requisitos para abrir a própria empresa - Iguassu Coworking em Foz do Iguaçu

Vontade de ser livre, trabalhar de onde e quantas horas quiser, ter uma ideia brilhantemente revolucionária, focar somente no que importante, aproveitar uma oportunidade de mercado, não ter que cumprir metas determinadas por outras pessoas, fazer a diferença no mundo, trabalhar e ganhar dinheiro para si e não para os outros, etc…

 

São muitos os motivos para querer abrir a própria empresa, desde os mais fundamentados mercadologicamente até os mais sonhadores. Será que você tem os requisitos (internos) para ter a própria empresa?

 

Eu me chamo Camila Giacomeli, sou a fundadora do Iguassu Coworking, e adoraria ter levado estes requisitos em consideração em 2013, quando fundei o IC. E não, não me arrependo e tenho plena consciência que fiz o meu melhor na época. Então, por saber como é a real vida de um empreendedor de primeira viagem, compartilho neste post alguns requisitos para que você reflita e espero que essa reflexão te ajude a analisar a SUA viabilidade de abrir um negócio.

 

Estes questionamentos funcionam como uma autoavaliação, com isso não tem resposta certa ou errada, mas servem como um guia para você saber se está pronta/o para encarar essa jornada empreendedora no mundo do business.

 

Vamos lá!

 

  • Você quer ser protagonista?

É preciso refletir quanto é importante para você influenciar na vida de outras pessoas, ou imprimir seu estilo na empresa e estabelecer seu ritmo. A partir do momento que você estiver fazendo seu trabalho com fluidez e gerando resultados, começará inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, elas irão tê-la/o como referência para várias tomadas de decisão.

 

  • Você é capaz?

Avalie suas habilidades e conhecimentos, quais são necessários para realizar as atividades que se propõe a desenvolver. Mesmo que ainda não as tenha, avalie quando e como poderá adquiri-las e procure alternativas para sua qualificação. É importante assumir tarefas que seja capaz de desenvolver (sozinho ou com sócios) para não se frustrar mais tarde.

 

  • Você encara?

Você está disposta/o a conviver com os riscos e incertezas que envolvem abrir uma empresa? Está preparada/o para assumir total responsabilidade por resultados e decisões tomadas? Aqui não se trata de assumir a culpa de forma vitimizada ou patológica, mas sim bancar as situações difíceis que podem surgir de cabeça erguida e com a força requerida para reagir bem frente a elas.

 

  • Você tem um propósito?

Pense quanto é importante para você fazer as escolhas da sua vida profissional baseadas nos seus valores pessoais. O propósito da empresa que pretende abrir é harmonioso ou conflitante com seus propósitos pessoais?

 

Tire um tempo para refletir sobre estes pontos e caso encontre dificuldades em encontrar uma resposta satisfatória, conserve com amigos e familiares para ter a visão deles sobre você, vá construindo um checklist de seus pontos fortes e os pontos a melhorar para criar ações e se desenvolver internamente para abrir sua própria empresa.

 

É claro que “não só de clareza interna se faz um bom negócio”, há aspectos mercadológicos e tecnológicos que determinam (as vezes mais, as vezes menos) a viabilidade de iniciar uma empresa e para estes aspectos eu posso te ajudar, através de mentorias para desenvolvimento de negócios, com a utilização de técnicas e ferramentas para estruturar suas ideias, testá-las e colocá-las para rodar no mercado.

 

O Iguassu Coworking é mais do que um espaço compartilhado, é um espaço para desenvolvimento de novas empresas e empreendedores – UMA IMPULSIONADORA DE NEGÓCIOS.

 

Espero ter criado uma inquietação positiva em você, uma necessidade de se estudar mais e ver que é possível se qualificar para abrir sua própria empresa.

 

Seja seu plano trabalhar com produtos ou serviços, em qualquer área de atuação, educação, construção civil, tecnologia, inovação, comunicação, direito, ambiental ou da beleza. Você não precisa nem morar em Foz do Iguaçu para se beneficiar destas mentorias (o Skype, HangOut e tantas outras plataformas estão aí para nos aproximar), o importante é você saber que pode contar com o IC para impactar o mundo positivamente.

Se te interessa saber como estas mentorias funcionam, pode me mandar um email – camila@iguassucoworking.com.br – e eu vou ter o prazer de responder suas dúvidas e te ajudar a desenvolver sua empresa.

Posted on 20/11/2018 in Empreendedorismo, Mentoria, Negócios

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top